terça-feira, 26 de outubro de 2010

Texto Argumentativo: Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, hoje em dia é totalmente cumprida.
A meu ver a questão acima indicada está longe de ser cumprida totalmente, visto que ainda existem em muitos países conflitos armados, impunidades, discriminação contra imigrantes.
Como podemos ver no primeiro artigo da Declaração acima indicada que diz:” Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” Todos nós temos consciência de que isso não acontece, é o caso da guerra no Iraque, do Afeganistão, a discriminação contra imigrantes na Europa.
Após sessenta e dois anos da Declaração, os direitos humanos continuam a não ser respeitadas, tomemos como exemplo da guerra no Iraque que foi conduzida pelo governo norte-americano sem um mandato do conselho de segurança. Além disso, foram deixadas de lado as propostas de recusa de qualquer tipo de tortura, e funções de protecção do cidadão por parte do Estado também foram desprezadas por completo, fazendo com que suspeitos de terrorismo fossem deportados e entregues a nações que não respeitam as regras que proíbem a tortura.
Isto só nos mostra que, se um país com um grande poder a todos os níveis não cumpre o que esta escrito na Declaração, os países menos desenvolvidos e problemáticos sentem-se no direito de não os cumprir também, causando assim mais dor e sofrimento aos mais desfavorecidos.

Maria Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário