sexta-feira, 22 de outubro de 2010

BULLYING


(imagem retirada da internet)



Este nome Bullying é um termo inglês que serve para descrever actos de violência entre crianças, sejam elas físicas ou também psicológicas.
Estes actos acontecem longe de um olhar menos atento, dos adultos e têm vindo a crescer.
Mas eu agora pergunto-me, será que só agora é que começou a haver estes actos de que tanto se falam?
Claro que não. Esta prática já existe há muitos muitos anos atrás, mas só agora nos preocupa pois têm havido um enorme crescimento de crianças a cometerem o suicídio.
Muitas crianças são crúeis, não se apercebem do mal que fazem, gozam, quando acham que aquela criança não lhes é igual, ou porque usa óculos ou porque é forte, não se apercebem como transtornam a auto-estima e a personalidade da criança, do “outro”,  muitas delas partem mesmo para a agressão. E os adultos?
Não só as crianças sofrem ou cometem estes actos, mas os adultos também o cometem contra outros adultos e por vezes contra as crianças de que nada podem fazer para combater tais actos de crueldade.
Mas o que muitas vezes nos esquecemos é que muitas crianças sofrem nas suas próprias casas, no seu meio familiar, que os próprios pais as maltratam, obrigam-nas a realizar tarefas domésticas que muitas vezes actuam no foro psicológico destas crianças, ofendedo-as, maltratando-as, desrespeitando-as e não dando a segurança que elas precisam.
Qual o nome que podemos dar a estes actos muito parecidos com o Bullying, mas que acontecem nas suas próprias casas, esquecendo que todas as crianças têm direitos e nós, como adultos, temos a obrigação de os amar, educar e dar segurança.

Sónia Silva.

1 comentário:

  1. boa arebaba o bullyng começa em casa, não deixes que isso aconteça, é preferivel congela-las!!!
    Era piadinha

    ResponderEliminar